Ponte rolante é uma estrutura formada por vigas com rodas nas extremidades que realiza movimento de translação. São grandes máquinas que funcionam como um guincho, mas preso a uma viga elevada, permitindo a movimentação na horizontal e facilitando a elevação de carga na vertical.
São indicadas para atividades em locais com estrutura física como galpão ou indústria e que ocorrem muitas movimentações. As pontes possibilitam a aplicação de dispositivos de segurança evitando acidentes e reduzindo paradas.
As pontes podem ser do tipo: de parede, suspensa, uni viga e dupla viga.
Normalmente, a especificação de cabo de aço mais indicada para aplicação em determinada ponte rolante já é dada pelo fabricante do equipamento, mas na falta dessa informação devemos usar cabos de aço com a maior quantidade de arames por perna para elevar o desempenho das pontes rolantes.
Os cabos de elevação da caçamba, também chamados de hoist rope normalmente até 9,5 mm inclusive possuem construção 6X36, e para diâmetros maiores que 9,5 mm 6X41 ambos com alma de fibra. Podem ser utilizados também cabos de aço com construção especial (8X26, 8X36) sendo que esses possuem maior resistência abrasiva.
Para levantar cargas com temperatura superior a 82ºC recomenta-se utilizar com alma de aço.
Um item a ser definido é a torção do cabo, pois isso determina como este preso e enrolado no tambor. Para pontes com um único lance de cabo deve ser observar a forma com que o cabo é enrolado no tambor, para que então se determine qual a torção correta. Para pontes que trabalham com dois lances de cabos normalmente eles trabalham em torções invertidas estabilizando o moitão.